papel fundamental exercido pelo Banco Central na construção da estrutura legal para o funcionamento do open banking no Brasil está sendo apreciado inclusive no exterior.
Mas, como todo grande edifício é feito de pequenos tijolos, é certo que, na prática, tudo que o open banking promete só será entregue se cada um dos “tijolos” que compõem essa grande obra fizer sua parte. É isso o que alguns dos maiores especialistas no assunto deixam claro nesta seção Ponto de Vista.
Há quem ressalte a importância do fornecimento das melhores APIs. Também tem os que falam da construção de novos modelos de negócios na concessão de crédito.
Por outro lado, é igualmente grande a preocupação com a credibilidade do sistema. Muitos apontam exigências como a observância dos padrões PCI, criptografia, identidade digital e outras tecnologias.
O certo é que no “novo normal”, o open banking será visto por todos os lados como grande marco de referência da direção a seguir, mas, para se aproximar dele, cada um terá de saber escolher os melhores tijolos.
Que ao final dessa leitura você já consiga selecionar de quais deles irá precisar, de modo a desfrutar do melhor desse novo e mágico ambiente.